Playlist

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Pátria idealizada





 De algumas décadas para cá, o conceito de patriotismo surgiu e se fortaleceu. Exemplos são o que tem de sobra, como o alistamento obrigatório no exército brasileiro, existem aqueles que são loucos para servir a seu país, mas concordo, a maioria dos homens podem até não querem servir a sua nação, mas se são escolhidos, a ideia de defender o seu país a qualquer custo é inserida em seus cérebros, e querendo ou não, são patriotas.
10495_10151178542527243_1614271220_n_large Outro grande, e clássico exemplo é o Capitão América, dos quadrinhos da Marvel, que até aceita que uma formula seja inserida em suas células para se tornar um super soldado e lutar pelo seu país, o típico herói americano, o orgulho da nação, que sempre busca a honra sem deixar a dignidade de lado, sempre buscando defender seu país, nem que para isso tenha que "morrer". Quantas crianças já não leram esses HQ'S e desejaram ser que nem o grande Capitão América, se impressionaram com sua força e queriam ter essa força para ser também o herói que seu país precisa, o grande vencedor todas as vezes.
Tumblr_m7vt5fkvqw1qbb77eo1_500_large
 Agora, queridos leitores, imaginem, imaginem a si mesmos como governantes de um país, de um grande país, como deve ser bom saber que existem esses tais patriotas para vocês não?! Para lutar em suas guerras e morrerem em seus lugares, afinal, antes um patriota qualquer que você, o grande líder da nação, você faria mais falta para a nação, o patriota faria falta apenas para a família dele, e sua morte seria bem menos prejuízo não?! Então o que custa dar a este "morto-vivo" o título de herói, na verdade, só vai fazer parecer que a sua causa, o porque você manda tal pessoa para a guerra, seja nobre, pareça digna a ideia de tirar vidas de outros cidadãos, as vezes inocentes. Sendo os patriotas, heróis, esse ato de sacrifício se torna justificada, afinal, morrer lutando pelo seu país é uma ideia admirável. Mas sem mais essa de imaginar que somos os representantes do seu país, vamos voltar ao passado agora, na Idade Média, eles podiam ser arcaicos etc etc, mas os reis acompanhavam seus soldados na guerra, mesmo que existissem diferenças entre os soldados a frente, e os reis atras, ambos poderiam morrer da mesma forma, como em um jogo de xadrez, tanto o rei, como o peão estão sujeitos a derrota, seja ela difícil ou não, então o que justifica a ação dos governantes de matar seus patriotas? Seria o lucro de poucos? A ganância? Modernidade?
 Depois de tudo isso, de todos esse argumentos, me vem a cabeça, o que seria então o patriotismo? Seria errado? Não, não seria errado, desde que as pessoas não glorificassem uma pátria indigna, um governo sujo, pessoas, mas sim, glorificassem seu próprio país, sua terra, e há maneiras tão simples para agradecer o ambiente em que vivemos, basta cuidar, assim como cuidamos de entes queridos, de doentes, e tenho certeza que todos já aprenderam na escola como cuidar do planeta. Não jogar lixo no chão, e sim jogar nas lixeiras e se não houver lixeiras próximas, guarde para quando ver uma, reciclar, deixar o carro um pouco na garagem evitando que mais dióxido de carbono (CO2) polua o ambiente, não queimar as plantações como método de agricultura, evitar desperdício de água ( H2O), entre outros que todos devem conhecer.
 Coisas simples que demonstram o amor por sua terra, cuidar dela e não a maltratar com sentimentos impuros que há quando acontece uma guerra, hipocrisia, sistemas, corporações. 
430834_444411778947907_1084577704_n_large Há loucos que ainda dizem que uma pessoa só não pode mudar o mundo, ainda mais com atos pequenos, mas citarei o exemplo de Severus Snape, personagem fictício de Harry Potter, mas de atos nada fictícios. O seu amor por Lilian, mãe do Harry era tão grande, que mesmo apos a morte de Lilian, Snape cuidou de seu filho Harry por amor a ela, ele cuidou mesmo odiando Tiago, pai de Harry, e para isso ele enganou Voldemort sempre que pode para deixar o filho da sua preciosa amada vivo. Snape foi odiado por todos, mas nunca deixou que isso interferisse no amor que ele sentia ainda tão grande no peito, ele deixou preconceitos de lado, nunca precisou mostrar a ninguém o que ele estava fazendo, e graças a seus atos, Harry conseguiu derrotar Voldemort e livrar o mundo bruxo de males. Mesmo sendo uma história fictícia, esse ato de amor mudou vidas, mudou fins. Gandhi sempre dizia: " Seja a mudança que você deseja ver no mundo". 
 Então a todos, se vocês amam seus países, cuidem dele, não idolatrem pessoas, não espere do outro o que você mesmo pode fazer.
Tumblr_mfymy6qdp21r8g54qo1_500_large Vocês se consideram patriotas? Do tipo imposto por pessoas "superiores" ou do tipo quem amam e cuidam do seu país? Vale a pena começar a pensar a respeito, até mesmo para os descrentes do amor, eu também não acreditava até meus 17 anos de vida, quando o amor surge, ele surge com tudo, forte, e muda tudo ao redor para melhor. 
 Não sei se minha interpretação é válida, mas fez todo o sentido para mim e eu não podia deixar de lhes mostrar, pois só assim, com conhecimentos, estudos, informações nos tornamos seres pensantes e de opinião própria.
                                                       xoxo
                                      Shinemoon 

Nenhum comentário:

Postar um comentário